sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O despertar da literatura infantil através de Monteiro Lobato

Justificativa: A literatura infantil é uma forma de despertar o sonho e a fantasia no indivíduo. Uma busca que precisa ser direcionada até o aluno descobrir sozinho suas preferências e continuar seu caminho de forma independente.
O gosto pela leitura se não é vivenciado na família, precisa, necessariamente, ser vivenciado na escola. O professor tem que ser o profissional preparado para este desafio e um amante da boa literatura, somente assim passará o encanto pelos livros para o seu aluno.
Objetivo: A realização deste projeto tem como fundamento o conhecimento da literatura infantil de Monteiro Lobato - precursor da literatura infantil no Brasil.
Sua literatura tem a força de transformar o público infanto-juvenil em adultos seguros, conhecedores e críticos de sua realidade, com muita fantasia e divertimento.
Monteiro Lobato gostava de escrever para crianças e jovens e, com o pó de pirlimpimpim, soltou as amarras da fantasia. Nas asas da imaginação seus leitores viajam com a turma do Sítio do Picapau Amarelo no tempo e no espaço.
Turmas envolvidas: 6ºs anos A e B
8ºs anos A, B, C
Português – Profª Vera



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto Tamar

O presente trabalho foi desenvolvido com embasamento na aprendizagem sócio-construtivista, que visa despertar o senso de investigação e fazer com que o aluno, além de buscar a informação, possa analisar e compreender a mesma.
Trabalhamos o projeto com os alunos do 4º Ano C, em salas de aula e informatizada, realizamos a seleção dos animais marinhos, cada dupla escolheu o animal que despertou a sua curiosidade. Partimos para busca das informações, em livros e na internet.
Valorizando a escrita espontânea dos alunos, na sala informatizada, utilizamos o processador de texto, para digitar as informações e colocar as imagens, com apresentação de dados relevantes do animal marinho.