terça-feira, 29 de junho de 2010

Jogo do Trunfo

JUSTIFICATIVA:

Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos químicos, colocando em prática conceitos procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

OBJETIVO:

Inspirados em diversos artigos e trabalhos, a proposta dessa aula é abordar de forma lúdica algumas informações sobre a Tabela Periódica e propriedades dos elementos químicos de forma a despertar a curiosidade nos alunos e agregar conhecimento.
O jogo é uma adaptação do Super Trunfo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Trunfo).
Nessa atividade, usaremos cartas que estampam elementos químicos e algumas propriedades ou informações de acordo com os conteúdos que estamos a trabalhar (acesse http://khemis.vilabol.uol.com.br/jogusQ2.html para conferir um modelo).

DESENVOLVIMENTO

Organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos (desejável grupos de 4);
Distribua um baralho de "Super Trunfo da Tabela Periódica" para cada grupo e combine as regras do jogo;
Sorteie no seu grupo quem começará a dar as cartas;
Após embaralhar, comece distribuindo as cartas pela sua direita. Uma de cada vez, até não restar mais cartas na sua mão;
Cada jogador deve empilhar na mão as cartas recebidas, viradas para si, cuidando para não mostrar para os colegas. Não vale trocar as cartas de lugar (elas devem ficar na mesma ordem que foram recebidas). Começa a jogar aquele que está a direita de quem deu as cartas;
O jogador que inicia a rodada deverá escolher uma das informações da primeira carta na sua mão e ler em voz alta seu valor (por exemplo, "raio atômico 1,32") e colocá-la sobre a mesa. Todos os outros leem esta mesma informação em suas cartas e colocam sobre a mesa. Aquele que tiver jogado a carta de maior valor recolhe da mesa todas as cartas lidas e coloca no fim de seu monte. Se houver empate entre na rodada, os jogadores empatados devem disputar uma rodada entre si para ver quem levará tudo. Cantará o jogador à direita do que cantou na rodada de empate;
A vez da jogada agora é de quem recolheu as cartas. Ele lerá uma informação da próxima carta, repetindo-se a regra 4 e assim sucessivamente;Se o jogador que inicia a "cantar" tiver a carta do polônio (escrito a palavra "radioativo"), dirá "radioativo" e vencerá a rodada;
Vence a partida o jogador que conseguir ficar com todas as cartas dos colegas;

REGRAS DO JOGO

1. Cada baralho possui 40 cartas. Retire uma caso o grupo tenha 3 alunos.
2. Pode-se modificar as regras combinando outras regras com a turma para definir o vencedor. Exemplos:
a. o vencedor é aquele que tiver mais cartas na rodada em que o primeiro jogador perder sua última carta.
b. o vencedor é aquele que tiver mais cartas após XX minutos de jogo (o professor controla o tempo definido ou escolhe um tempo aleatório para dar suspense).
3. O modelo colocado à disposição possui 40 cartas. Se preferir, pode retirar 8 cartas para que o baralho tenha 32 como convencional. No entanto, cada baralho deve ter a carta do polônio, o radioativo.
4. É recomendável que as cartas de cada rodada sejam colocadas sobre a mesa para que os todos observem as características dos elementos. O baralho usado como modelo também mostra uma figura em cada carta indicando um uso do elemento. É apenas uma informação ou curiosidade atraente, sem vínculo com o jogo em si.
5. Pode-se combinar um número de partidas durante a aula e pedir que os alunos anotem os nomes dos vencedores de cada rodada para entregar-lhe. Isso poderá lhe ser útil se desejar analisar pelo número de partidas, so jogo foi dinâmico; se algum jogador destacou-se no número de vitórias (melhor estrategista?, avalia melhor as propriedades dos elementos?, conhece mais a tabela?) e assim por diante.
6. As informações contidas no modelo sugerido são mais adequadas ao contexto do Ensino Médio (Química), no entanto, podem ser avaliadas outras informações que julgar mais adequadas ao Ensino Fundamental (Ciências, 8ª série/9° ano).

Turmas Envolvidas: 9ºanos B
Disciplina: Ciências
Professor: Jackson Machado



Um comentário:

Faça seu comentário